Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos (Act 8,5-8.14-17)
Ideia principal: O Espírito manifesta-Se e atua quando a comunidade sai de si ao encontro de outros povos, experienciando a fé numa família que se vai alargando, congregada à volta do Pai e de Jesus.
– A perseguição que se seguiu ao martírio de Estêvão levou a que a comunidade cristã de Jerusalém se dispersasse… “Deus escreve direito por linhas tortas”: nas terras para onde foram, os discípulos deram testemunho da sua fé. Filipe, que tal como Estêvão, fazia parte do grupo dos 7 diáconos (Act 6,5), foi até uma cidade da Samaria, talvez Siquém, onde a sua pregação frutificou. Assim age o Espírito Santo!!!
– Filipe, cumpre o mandato de Jesus: recebereis o Espírito Santo; sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria (cf. Act 1,8). Os samaritanos, embora pouco alinhados com a ortodoxia judaica, esperavam o Messias… Filipe lho a conhecer: Jesus Cristo; os que acreditam, são batizados. Muitos sinais acompanham a Palavra anunciada, cumprindo-se a promessa de Jesus (Mc 16,17-19).
– Porém, a sua missão não ficaria realizada sem a intervenção dos Apóstolos que, tendo permanecido em Jerusalém (também o Apóstolo Filipe…), enviaram Pedro e João a Samaria e, pela imposição das mãos, fazem descer sobre os samaritanos o Espírito Santo, numa primeira alusão ao sacramento da Confirmação. Sucederam-se várias manifestações carismáticas análogas às que ocorreram no Pentecostes.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Divino Espírito Santo, na Tua luz se desvanecem todas as dúvidas… Não bastava aos samaritanos a Palavra, as manifestações que acompanharam o seu anúncio e o batismo que receberam?… Não! Para fazer parte da família de Jesus é necessário reconhecer, amar e obedecer aos Apóstolos e aos seus sucessores. Espírito Santo, confirma-me na comunhão com a Igreja universal! Glória a Ti, e ao Pai e ao Filho. Amem.
LEITURA I – Actos 8,5-8.14-17
Naqueles dias,
Filipe desceu a uma cidade da Samaria
e começou a pregar o Messias àquela gente.
As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe,
ao ouvi las e ao ver os milagres que fazia.
De muitos possessos saíam espíritos impuros,
soltando enormes gritos,
e numerosos paralíticos e coxos foram curados.
E houve muita alegria naquela cidade.
Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém
ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus,
enviaram lhes Pedro e João.
Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos,
para que recebessem o Espírito Santo,
que ainda não tinha descido sobre eles.
Então impunham lhes as mãos
e eles recebiam o Espírito Santo.