Igreja do Santíssmo Sacramento

A visita

Situada na Calçada um Sacramento, um pouco lateral ao eixo Baixa-Chiado, a igreja do Santíssimo Sacramento, menos monumental que as igrejas suas vizinhas, convida ao recolhimento e à adoração. Todos os elementos decorativos convergem para a misteriosa presença de Cristo na Eucaristia.

O sacrário está na capela-mor tendo por retábulo uma enorme tela da Ceia do Senhor ao tamanho da boca do trono, encimada por um medalhão ovalado representando, em relevo, Anjos em adoração ao Cordeiro Pascal. Nas paredes laterais, oito telas representando, as superiores, os quatro Evangelistas e por baixo de cada uma destas, as que retratam os quatro Doutores Maiores da Igreja: São Jerónimo, São Gregório, Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Gregório Magno. No tecto, pintado sobre estuque, a Pomba do Espírito Santo, rodeada por símbolos da Eucaristia.

Na nave, laterais à capela-mor, dois altares com retábulos representando Nossa Senhora da Conceição, o do lado sul, e a Descida da Cruz, do lado norte. Nas paredes laterais da nave, mais seis altares com retábulos representando, os do lado do Evangelho (lado sul), a Estigmatização de São Francisco de Assis, o Casamento Místico de Santa Catarina de Alexandria ou do Monte Sinai, padroeira dos estudantes, e o terceiro, representando a Senhora da Soledade. Os retábulos dos altares da parede do lado da Epístola (lado norte) representam as Santas Famílias (Santa Ana e São Joaquim, Santa Isabel, São Zacarias e São João Baptista, Jesus, Maria e São José), o Arcanjo São Miguel e, por último, Santo António de Lisboa, Adorando o Menino ao Colo de Sua Mãe. O enorme fresco do tecto da nave representa o Triunfo do Cordeiro (Apoc 14,1-4).

Podemos ainda venerar belas imagens barrocas provenientes doa Conventos vizinhos após a sua alienação pelo Estado: a de São Miguel, a de Nossa Senhora da Conceição, a de Nossa Senhora da Salvação, estas trazidas do convento da Trindade, e a de Nossa Senhora da Piedade, sobre uma bonita peanha, oriunda do convento do Carmo. Esta imagem é alvo de grande devoção das mulheres grávidas, que recorrem à Senhora da Piedade pedindo a sua protecção na hora do parto. A devoção dos fiéis tem acumulado muitas outras imagens, sendo as de maior veneração as imagens de São Sebastião (a Irmandade possui uma enorme e rara relíquia deste Santo Mártir), São Bento da Porta Aberta e, naturalmente, as imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus, diante da qual, em 1920, foi feita a consagração da Freguesia do Sacramento.

O pequeno baptistério está separado do corpo da igreja por uma porta gradeada e tem, por detrás da pia baptismal, uma tela com o Baptismo de Jesus.

Ainda na igreja, o visitante poderá ver as 8 lanternas em prata e o órgão ibérico no coro-alto.

A visita poderá ser concluída com a apreciação da célebre custódia da Irmandade, dos tectos das sacristias, dos lambrins de azulejos que decoram as salas das tribunas nas salas e da talha do monumental trono, dantes utilizado para a exposição solene do Santíssimo Sacramento.