Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10, 26-33)
Ideia principal: A perseguição está sempre no horizonte do discípulo… Mas, “não temais!”. Jesus garante a Sua contínua presença junto dos discípulos.
– O ambiente é o mesmo do passado Domingo: o “discurso da missão”, que se prolonga de 9,36 a 11,1. Mateus escreve durante a década de 80. No Império Romano reina Domiciano (anos 81 a 96), que não está disposto a tolerar o cristianismo. O ambiente é hostil e rapidamente degenera em perseguição organizada: no ano 95 tem início uma terrível perseguição contra os cristãos em todos os territórios do Império.
– Por três vezes, o Mestre repete: Não tenhais medo! Não temais! A mesma exortação é repetida 365 vezes na Bíblia, como os dias do ano, como se fosse o pão-nosso de cada dia… Até parece que um dos atributos de Deus é estar sempre a repetir ao nosso ouvido que está connosco, para que possamos ultrapassar o medo, esse inimigo que corrói o amor! O cristão vive de portas abertas, acolhendo e indo ao encontro, dando a vida, sem medo!
– Por fim uma séria advertência de Jesus: a atitude do discípulo diante da perseguição condicionará o seu destino último… Os que testemunharam com desassombro a Palavra, encontrarão vida definitiva; mas aqueles que optaram por uma vida cómoda, morna, sem riscos, esses não poderão fazer parte da comunidade de Jesus.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Pai, bendigo-Te por me assegurares a Tua protecção, por me levares a sério e, a Teus olhos, ser tão valioso. Que Jesus, o Mestre da coragem, me ensine a não ter medo de assumir o Evangelho na vida e de anunciá-lo com a responsabilidade e a alegria de ser filho. Peço-Te por todos os meus irmãos que, como eu, vacilam nas dificuldades. Que o Teu Espírito nos fortaleça na confiança. Amem.
EVANGELHO – Mt 10,26-33
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:
“Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto
que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se.
O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia;
e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados.
Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma.
Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por uma moeda?
E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai.
Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Portanto, não temais: valeis muito mais do que os passarinhos.
A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens
também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus.
Mas àquele que me negar diante dos homens,
também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus”.