Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34 – 40)
Ideia principal: Amor a Deus e amor aos irmãos… Tudo o mais é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática destas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.
– Dos 613 preceitos – 365 eram proibições e 248 acções a pôr em prática – todos têm a mesma importância, ou há algum que é mais importante do que os outros? Eis a questão posta pelos fariseus a Jesus com o intuito de O atrapalhar e, assim, poderem dizer que não é digno de crédito pois não sabe interpretar a Lei.
– A resposta supera o horizonte estreito da pergunta: o importante não é definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raiz de todos os mandamentos que, na perspectiva de Jesus, consiste no amor a Deus e no amor ao próximo… «nestes dois mandamentos se resumem a Lei e os Profetas» (vs. 40), ou seja, a totalidade dos livros inspirados do Antigo Testamento, aqueles que revelam Deus e a Sua proposta.
– Amor a Deus e amor ao próximo… Na prática, como se concretiza? A grande preocupação de Jesus foi, sobretudo, discernir a vontade do Pai e a cumpri-la com fidelidade e amor. E, para Ele, cumprimento da vontade do Pai passa por fazer da vida uma entrega de amor aos irmãos, se necessário até ao dom total de si mesmo. Assim, “amar a Deus” e “amar os irmãos” são as duas faces duma mesma moeda.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus do Amor, em Jesus Teu Filho, revelas-me que amar-Te é escutar a Tua Palavra, discernir nela a Tua vontade e obedecer-lhe pondo-a em prática. E amar os irmãos, ao jeito de Jesus, é servi-los – a todos! – entregando-me sem medida. Pai Santo, unge-me com o Teu Espírito Santo para que, na Sua força, eu Te ame, ame os meus irmãos – Te ame e os ame! – na medida de Jesus. Amem.
EVANGELHO – Mt 22, 34-40
Naquele tempo,
os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus,
reuniram-se em grupo,
e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».
Jesus respondeu:
«‘Amarás o Senhor, teu Deus,
com todo o teu coração, com toda a tua alma
e com todo o teu espírito’.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo, porém, é semelhante a este:
‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.
Nestes dois mandamentos se resumem
toda a Lei e os Profetas».