XXX Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Profecia de Jeremias (Jer 31, 7-9)

Ideia principal: Deus quer que o homem alcance a vida verdadeira; o caminho a seguir, é aderir a Jesus e acolher a Sua proposta de salvação.

– A passagem de Jeremias que escutamos neste Domingo, põe diante de nós uma grande procissão de alegria e de esperança, vinda do Norte, da Babilónia, em que participa todo o resto de Israel, incluindo os cegos, aleijados, grávidas, parturientes. O que nos remete para o Evangelho: o cego excluído, agora chamado e incluído por Jesus, iluminado pela Luz que é Jesus, segue-O no caminho!

– Em que contexto aparece este oráculo de Jeremias, o profeta nascido em Anatot, que exerceu a sua missão profética desde 627/626 a.C.? É dirigido ao Reino do Norte, para animar esse povo, há 100 anos sob domínio assírio? Ou será sido proferido entre a 1ª e a 2ª deportação para a Babilónia, algures entre 609-598 a.C., época em que Jeremias começa a reflectir sobre um tempo novo que Deus irá oferecer ao seu Povo? Uma coisa é certa no dizer do profeta: Deus salva! Deus intervém para salvar.

– No último versículo, Deus apresenta-Se como um pai cheio de amor pelo seu filho/povo. Os exilados regressarão à sua terra “entre grande consolação”, por “caminhos direitos” e não hão-de sofrer nem fome, nem sede. Um convite a que alimentemos esta esperança de Salvação para todos!

Oração para o Dia Mundial das Missões

O caminho que iniciei no Baptismo, é exigente, mas semeado de alegrias e fonte de bênçãos! Senhor, peço-Te perdão, pois, não raro, face às exigências do caminho, esmoreço chegando a duvidar da possibilidade de ser salvo… Por isso, bom Deus, Te dou graças pelas palavras de consolação do profeta, que recordam que Tu cuidas especialmente daqueles que, como eu, são mais frágeis. Obrigado, Senhor! Amem.

LEITURA I – Jer 31, 7-9

Eis o que diz o Senhor:
«Soltai brados de alegria por causa de Jacob,
enaltecei a primeira das nações.
Fazei ouvir os vossos louvores e proclamai:
‘O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel’.
Vou trazê-los das terras do Norte
e reuni-los dos confins do mundo.
Entre eles vêm o cego e o coxo,
a mulher que vai ser mãe e a que já deu à luz.
É uma grande multidão que regressa.
Eles partiram com lágrimas nos olhos
e Eu vou trazê-los no meio das consolações.
Levá-los-ei às águas correntes,
por caminho plano em que não tropecem.
Porque Eu sou um Pai para Israel
e Efraim é o meu primogénito».