Leitura da Profecia de Daniel (Dan 7, 13-14)

Ideia principal: A Palavra de Deus convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus, que não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo, mas com a lógica de Deus.

– Neste como no passado domingo, a I Leitura é do Livro de Daniel, que exorta o Povo a resistir ao rei selêucida Antíoco IV Epífanes que pretende, pela força, a helenização da Palestina. Conta a história de Daniel, um judeu exilado na Babilónia, que soube, num ambiente adverso, manter a sua fé. Um exemplo a seguir pelos judeus, no sec II, face à perseguição dos Selêucidas, devem manter-se fiéis à religião e tradições dos seus pais, pois Deus está a seu lado e os recompensará pela sua fidelidade à Lei e aos mandamentos.

– A história de Israel – e a de muitos povos – foi uma sucessão de reinos cruéis que esmagaram os mais débeis e os direitos dos povos, impondo-se pela violência e a opressão. Será sempre assim? Nas suas visões nocturnas, Daniel vê vir do Céu alguém semelhante a um filho do homem. Quem é ele? Quem representa?

– A profecia realizou-se com a vinda de Jesus: é Ele o filho do homem! No novo reino, os fracos e os pobres não serão mais espezinhados, mas servidos. Ainda hoje, muitos dos que detêm o poder inspiram-se na lógica das “bestas” que vêm do mar… Mas os seus reinos têm os dias contados. Apesar das oposições, o reino de Jesus crescerá cada vez mais. E prevalecerá, nunca mais terá fim! 

Rezar a partir da Palavra

Senhor Jesus, o Teu Reino não terá fim! Ilumina com a Tua Luz, as trevas da minha vida. Faz do meu coração empedernido, um coração capaz de amar. Destrói a besta brava que há em mim, sempre pronta a julgar o outro. Reina em mim. Salva-me. Recria-me à Tua imagem! Concede-me, Jesus, a cidadania do Teu Reino, cuja lei é o serviço, o amor, o dom da vida. Amem.

LEITURA I – Dan 7, 13-14

Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu,
veio alguém semelhante a um filho do homem.
Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença.
Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza,
e todos os povos e nações O serviram.
O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído.