Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos (Act 5, 27b-32.40b-41)

Ideia principal: Embora o mundo se oponha ao testemunho de Jesus feito pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens

– A leitura dos Actos sublinha as dificuldades que a comunidade cristã terá de enfrentar e as lutas que terá de travar para dar testemunho de Jesus. Mas o Ressuscitado torna-Se presente na Igreja em missão, vivificando-a com a Sua presença e orientando-a com a Sua Palavra. Quando segue orientações de Jesus, logo surgem resultados extraordinários, como aconteceu na pesca milagrosa (Evangelho deste domingo).

– Entre 2,1 e 8,3, o Livro dos Actos apresenta o anúncio que a Igreja faz do “nome” de Jesus, isto é, do próprio Jesus. O “nome” era uma apelação com que os judeus designavam Deus; designar Jesus dessa forma, equivale a dizer que Ele é “o Senhor”. A primeira Leitura apresenta o testemunho de Pedro e dos outros Apóstolos, que levados ao Sinédrio, respondem apresentando um resumo do kerigma primitivo.

– “Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens”, diz o intrépido Pedro ao Sinédrio, que manda se deixe de ensinar em “nome” de Jesus. Cristo foi um homem incómodo para os que detinham o poder. Os Apóstolos também o foram, e por isso os perseguiram. Poderão, hoje, os cristãos não ser incómodos? A menos que, por oportunismo, obedeçam antes aos homens e não a Deus… Faz pensar, não faz?

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor Jesus, interpelas-me, hoje, com o exemplo dos Apóstolos… ungidos pelo Espírito Santo, cheios de coragem e de alegria, dão testemunho de Ti em Jerusalém… E eu aqui, com tanta cidade e tantos corações, tolhido pelo medo! É certo que, ensinar em Teu nome, não é um caminho fácil, é antes um caminho de cruz… Jesus, torna-Te presente, dá-me coragem para que me não vergue aos poderes deste mundo. Amem.

LEITURA I – Act 5, 27b-32.40b-41

Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo:
«Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus;
e vós encheis Jerusalém com a vossa doutrina
e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem».
Pedro e os Apóstolos responderam:
«Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens.
O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus,
a quem vós destes a morte, suspendendo-O no madeiro.
Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador,
a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados.
E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo
que Deus tem concedido àqueles que Lhe obedecem».
Então os judeus mandaram açoitar os Apóstolos,
intimando-os a não falarem no nome de Jesus, e depois soltaram-nos.
Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria,
por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus.