XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leitura da Epístola de São Paulo aos Filipenses (Filip 4,12-14.19-20)

Ideia principal: A comunidade de Filipos é um exemplo para as comunidades do Reino: generosa e solidária, comprometida na vivência do amor e no anúncio do Evangelho.

– Paulo, emocionado, agradece os dons recebidos da comunidade de Filipos. Será o texto um bilhete agradecendo a ajuda prestada (Fil 4, 10-13), escrito logo após chegada de Epafrodito, mais tarde integrado na Carta aos Filipenses? Assim pensam alguns dos seus estudiosos. Paulo vê nos bens materiais doados, mais do que um gesto de apoio à sua pessoa, mas ao ministério que exerce e ao anúncio do Evangelho.

– Paulo está certo de que a caritativa dos filipenses os beneficiará a eles em primeiro lugar: Deus sempre recompensa generosamente os que dão com alegria. Por outro lado, ele, que “sabe viver tanto na pobreza como na abundância”, está mais habituado às privações, não fazendo depender a sua missão de qualquer benefício material; é Cristo que lhe dá coragem para enfrentar as exigências da evangelização.

– É, pois, de Cristo, que brota esta “liberdade interior” de Paulo. Porém aqueles que, como ele, colocam a sua vida ao serviço dos irmãos, não deixam de ter sentimentos: sofrem com a ingratidão e alegram-se com as manifestações de estima e de afeto. As nossas comunidades devem ter como referência a comunidade de Filipos, e ter gestos de reconhecimento para quem está ao seu serviço e ao serviço do Reino.

 Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Jesus, Palavra encarnada! Em vésperas do Dia Mundial das Missões, a Palavra confronta-nos com a comunidade de Filipos. A solicitude dos filipenses por Paulo é sinal da vontade que eles têm de colaborar na expansão do Reino. Assim deveriam ser as comunidades cristãs e os cristãos: participar, de forma mais direta ou menos direta, na missão. Jesus, que eu faça a minha parte, já que todos somos enviados! Amem.

LEITURA II – Filip 4, 12-14.19-20

Irmãos:
Sei viver na pobreza e sei viver na abundância.
Em todo o tempo e em todas as circunstâncias,
tenho aprendido a ter fartura e a passar fome,
a viver desafogadamente e a padecer necessidade.
Tudo posso n’Aquele que me conforta.
No entanto, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
O meu Deus proverá com abundância
a todas as vossas necessidades,
Segundo a sua riqueza e magnificência, em Cristo Jesus.
Glória a Deus, nosso Pai,
pelos séculos dos séculos.
Amem.