Leitura do Livro de Isaías (Is 60, 1-6)
Ideia principal: A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os povos… A luz salvadora de Jahwéh iluminará Jerusalém, que atrairá os povos de todo o mundo.
– Foram poucos os hebreus que, em 530 a.C., deixaram o exílio e regressaram a Jerusalém. A cidade permanecia desfigurada tal como os assírios a deixaram em 587, após derrotarem o reino de Judá. Aos olhos do profeta, surge como uma viúva a quem, depois de matarem o marido, lhe levaram os filhos. Continua, porém, a “cidade dos dois sóis”, o sol nascente e o sol poente, iluminada desde o nascer ao pôr do sol.
– Naquele dia, inspirado pelo sol nascente que iluminava as belas pedras brancas das construções de Jerusalém, fazendo-a refulgir no meio das montanhas que a envolvem, o profeta sonha a nova Jerusalém, reerguida pela luz salvadora de Deus. Nesse dia atrairá os olhares de todos os que esperam a salvação, que acorrerão à cidade santa, inundando-a de riquezas, reconstruindo o Templo e cantando os louvores de Deus.
– A visão universalista da profecia, corresponde à realidade da Igreja, que é católica, isto é, aberta, sem distinção a todos os povos. A referência aos povos do Oriente – Madiã e Efá -, aos ricos comerciantes de Sabá, e aos produtos que trazem consigo – ouro e incenso -, remetem-nos para o episódio relatado no Evangelho: a chegada dos magos vindos do Oriente, que trazem ao Menino ouro e incenso e mirra.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor Jesus, Luz que dissipa as trevas do mundo e atrais a Ti todos os povos da terra! Venceste a escravidão do pecado e puseste ao nosso alcance um projeto de vida e de esperança. Senhor Jesus, és a Luz libertadora de Deus! Ilumina as trevas da minha vida, para que, através de mim, a Tua Luz chegue ao coração dos meus irmãos; e assim, eles e eu com a Igreja, possamos ser epifania da Tua presença. Amem.
LEITURA I – Is 60, 1-6
Levanta-te e resplandece, Jerusalém,
porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor.
Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos.
Mas sobre ti levanta-Se o Senhor
e a sua glória te ilumina.
As nações caminharão à tua luz
e os reis ao esplendor da tua aurora.
Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro;
os teus filhos vão chegar de longe
e as tuas filhas são trazidas nos braços.
Quando o vires ficarás radiante,
palpitará e dilatar-se-á o teu coração,
pois a ti afluirão os tesouros do mar,
a ti virão ter as riquezas das nações.
Invadir-te-á uma multidão de camelos,
de dromedários de Madiã e Efá.
Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso
e proclamando as glórias do Senhor.