Leitura dos Actos dos Apóstolos (Act 4,32-35)
Ideia principal: A Igreja: a comunidade de Homens Novos que nasce da Cruz e da Ressurreição de Jesus; a sua missão é testemunhar a Ressurreição pela prática da misericórdia.
– Os Actos dos Apóstolos apresentam 3 “relatos sumários”, assim chamados por nos darem conta, de forma sintética e algo idealizada, generalizando episódios edificantes da primitiva comunidade de Jerusalém. Referimo-nos aos trechos: Act 2, 42-47; 4, 32-35; 5, 12-16, lidos nos Anos A, B e C, respetivamente. O 2º, aquele que escutámos hoje, põe ênfase no cuidado com os pobres da comunidade.
– A prova irrefutável que a comunidade dava da ressurreição do Senhor era o testemunho de uma vida completamente nova por parte dos seus membros, assente em duas características extraordinárias: “tinham um só coração e uma só alma” e “ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas, entre eles, tudo era comum”. A fé na ressurreição fazia superar as divisões e o medo e proporcionava a paz.
– A comunidade cristã de Jerusalém era uma comunidade ideal? Outras passagens dos Actos falam-nos de tensões e problemas entre os cristãos, como acontece com qualquer comunidade humana… A descrição que Lucas aqui faz, tal como nos outos “relatos sumários”, valoriza os aspetos a que toda a comunidade cristã, confiada na força do Espírito, deve aspirar, em qualquer lugar e em todas as épocas.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Jesus Cristo, Senhor! A fé na Tua Ressurreição delineou o estilo de vida comunitária daqueles que acreditavam. Não raro temos a pretensão de testemunhar a ressurreição por palavras, belas palavras, muitas palavras e rebuscados argumentos. Senhor Ressuscitado, pelo Teu Espírito, enche-me a boca de louvor e de misericórdia, as minhas entranhas, para que o meu testemunho seja prático e credível. Amem.
I LEITURA – Act 4,32-35
A multidão dos que haviam abraçado a fé
tinha um só coração e uma só alma;
ninguém chamava seu ao que lhe pertencia,
mas tudo entre eles era comum.
Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus
com grande poder
e gozavam todos de grande simpatia.
Não havia entre eles qualquer necessitado,
porque todos os que possuíam terras ou casas
vendiam-nas e traziam o produto das vendas,
que depunham aos pés dos Apóstolos.
Distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade.