26º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura do Livro dos Números (Nm 11,25-29)

Ideia principal: Quem quiser integrar a comunidade do Reino, não podem ter a pretensão de possuir o exclusivo do bem e da verdade, pois o Espírito de Deus atua em pessoas boas alheias à “estrutura”.

O Livro dos Números integra o Pentateuco, o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia. “Dos Números”, porque. no início, apresenta o resultado do recenseamento de cada uma das 12 tribos de Israel. Elenca, sem preocupações de rigor, um conjunto de tradições com origem na estadia no deserto do Povo de Deus, que os catequistas das escolas jahwista, elohista e sacerdotal utilizaram com fins catequéticos.

– O texto lido na missa deste domingo, extraído da 2ª parte de Números, (10,11-20,21), mostra-nos um Moisés, não dono de nada nem de ninguém, resistindo à tentação de se tornar autoritário, exclusivista, ciumento – e, por isso, um homem livre! – agradecido por ver o Espírito de Deus a operar maravilhas nas pessoas e através delas, incluindo Eldad e Meldad, atitude que o zeloso Josué não entende e reprova.

– Moisés, já velho, sente-se incapaz de conduzir um povo tão numeroso e indisciplinado. Deus manda-o reunir na tenda 70 anciãos por ele escolhidos, para os ungir com o mesmo Espírito que já havia descido sobre Moisés. Assim acontece. Porém, Eldad e Meldad que não haviam sido escolhidos, foram também ungidos e começaram a profetizar. Deus é como o vento, não há “estrutura” que O possa acorrentar!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, Pai de todos, que quereis que todos se salvem… o Teu Espírito Santo sopra onde quer e sobre quem quer, sem estar limitado por regras, por interesses pessoais ou por privilégios deste ou daquele grupo. Interpelado hoje pelo exemplo de Moisés, peço-Te, Senhor, a graça de ser capaz de reconhece a Tua presença nos gestos proféticos de tantas pessoas boas com quem quotidianamente me cruzo. Amem.

LEITURA I – Nm 11,25-29

Naqueles dias, o Senhor desceu na nuvem e falou com Moisés.
Tirou uma parte do Espírito que estava nele
e fê-lo poisar sobre setenta anciãos do povo.
Logo que o Espírito poisou sobre eles,
começaram a profetizar; mas não continuaram a fazê-lo.
Tinham ficado no acampamento dois homens:
um deles chamava-se Eldad e o outro Medad.
O Espírito poisou também sobre eles,
pois contavam-se entre os inscritos,
embora não tivessem comparecido na tenda;
e começaram a profetizar no acampamento.
Um jovem correu a dizê-lo a Moisés:
«Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento».
Então Josué, filho de Nun, que estava ao serviço de Moisés
desde a juventude, tomou a palavra e disse:
«Moisés, meu senhor, proíbe-os».
Moisés, porém, respondeu-lhe: «Estás com ciúmes por causa de mim?
Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta
e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles!»