Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Dt 6,2-6)
Ideia principal: Temer a Deus – o Senhor nosso Deus, o único Deus – é colocarmo-nos diante d’Ele numa atitude de abandono total, para aprender d’Ele e acolher os Seus projetos, a Sua lógica, a Sua vontade.
– A 1ª Leitura deste domingo é um pequenino trecho da introdução ao “Código Deuteronómico” ou “Aliança de Moab”, que integra o segundo dos três discursos de Moisés nas planícies de Moab (cf. Dt 4,44- 28,68), que constitui o núcleo da Livro. Os vv. 4-6 pertencem à conhecida “Shema=escuta, Israel” – oração que é também uma proclamação de fé que todo o israelita devia rezar diariamente, de manhã e à noite.
– “Temerás o Senhor” (v 2); “Amarás o Senhor” (v 5)… Temer ou amar? Temer o Senhor expressa a atitude de quem a Ele se abandona pondo n’Ele toda a sua confiança. Amar, pode evocar um sentimento efémero que se exprime em palavras ou através de um gesto externo. A Deus interessa a felicidade do homem, o que implica amá-lO com temor, isto é, amá-lO com toda a alma, com todo o coração com todas as forças!
– O “Shema, Israel” começa com a afirmação da unicidade de Deus: “Deus, é o único Senhor!” A grande tentação não é o ateísmo, mas a idolatria. Construir “bezerros de ouro”, consagrar o coração a ídolos que prometem bem-estar, mas que acabam por destruir a quem diante deles se prostra. O crente – israelita ou qualquer outro – deve recusar a adesão a outros deuses e a propostas de salvação que não venham de Jahwéh.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Deus único, Deus forte, Deus sem mudança! És o único e verdadeiro caminho para a vida em plenitude. Ensina-me a rezar estes Teus atributos uma, outra e outra vez… esta auto-suficiência que há em mim, engana-me e quase me convence de que a minha felicidade está na concretização de projetos pessoais. Senhor, concede-me a graça e de não ir por aí… Não há vida plena onde Tu não estás por inteiro! Amem.
LEITURA I – Dt 6,2-6
Moisés dirigiu-se ao povo, dizendo:
«Temerás o Senhor, teu Deus,
todos os dias da tua vida,
cumprindo todas as suas leis e preceitos
que hoje te ordeno, para que tenhas longa vida,
tu, os teus filhos e os teus netos.
Escuta, Israel, e cuida de pôr em prática
o que te vai tornar feliz e multiplicar sem medida
na terra onde corre leite e mel,
segundo a promessa que te fez o Senhor,
Deus de teus pais. Escuta, Israel:
o Senhor nosso Deus é o único Deus.
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração,
com toda a tua alma e com todas as tuas forças.
As palavras que hoje te prescrevo
ficarão gravadas no teu coração».