Leitura da Profecia de Sofonias (Sof 2, 3; 3, 12-13)
Ideia principal: Ao Povo de Deus é proposta a conversão à pobreza, pois os “pobres”, humildes e cheios de confiança, se entregam nas mãos de Deus; e são justos e solidários com os irmãos.
– Sofonias foi contemporâneo de Jeremias, em Judá, antes da tomada de Jerusalém. É o profeta da ira de Jahwéh Aqueles que procurarem o Senhor e aceitarem fazer a terrível purificação, constituirão o “resto” fiel constituído pelos humildes e os pobres; bem-aventurados, encontrarão proteção no dia da ira do Senhor, Deus será o seu refúgio, encontrarão pastagem e repouso, ninguém os perturbará (cf. vv 12-13).
– Vale a pena contextualizar: o rei Acaz, por temer os reis de Samaria e de Damasco, havia pedido, em 734 a.C. – 100 anos antes – apoio ao rei Tiglat-Pileser III, ou seja, subjugou Judá à Assíria; antes de Josias (639 a 609 a.C.), reinou Manassés (698-643 a.C.), que, além de oferecer o próprio filho em holocausto, profanou o Templo e construiu altares a Baal. Poderia Jahwéh continuar a pactuar com pecado do Seu povo?
– Para o Profeta Sofonias, a conversão leva o homem a ser humilde e pobre. Pela primeira vez, na Bíblia, ser pobre não tem a ver com carências económicas… é uma atitude interior. Pobre é aquele que se põe totalmente nas mãos de Deus disposto a fazer a Sua vontade. A espiritualidade da pobreza tem a sua origem em Sofonias e, muitas vezes, sobretudo nos Salmos, pobre é sinónimo de piedoso, justo, temente a Deus.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus, Pai Santo, do “dia da ira do Senhor”, surgirá o “resto de Israel”! Os orgulhosos, arrogantes e prepotentes, darão lugar a um “resto” humilde e pobre, um povo que só a Ti, ó Deus, se entrega e só em Ti confia! Será o reflorescimento da nação! Abre o meu coração – e o coração de todos os batizados – a essa necessária purificação, para que a Igreja seja, no mundo, presença desse “resto” fiel. Amem.
LEITURA I – Sof 2, 3; 3, 12-13
Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra,
que obedeceis aos seus mandamentos.
Procurai a justiça, procurai a humildade;
talvez encontreis proteção no dia da ira do Senhor.
Só deixarei ficar no meio de ti um povo pobre e humilde,
que buscará refúgio no nome do Senhor.
O resto de Israel não voltará a cometer injustiças,
não tornará a dizer mentiras,
nem mais se encontrará na sua boca uma língua enganadora.
Por isso, terão pastagem e repouso,
sem ninguém que os perturbe.