Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos (Act 2, 14a.36-41)
Ideia principal: “Domingo do Bom Pastor”, Dia Mundial de Oração pelas Vocações: quem escolhe Cristo, é batizado e acolhe o Espírito Santo, fica equipado para dar testemunho segundo a sua vocação.
– O ambiente é o mesmo da primeira leitura do passado domingo: em Jerusalém, na manhã do dia do Pentecostes. Pedro conclui a sua argumentação fundada no Salmo 15, um salmo messiânico… Era de Jesus, o Crucificado, que falavam as Escrituras; d’Ele, o Messias, o Ungido; o Senhor: “kyrios”, em grego, “Adonai”, em hebraico – o nome dado pelos judeus a “Jahwéh”. Jesus, o Messias-Rei, Deus verdadeiro!
– Ao escutarem o “kerigma” que Pedro proclama, os presentes, com o coração trespassado pelo arrependimento, dirigem aos Apóstolos uma pergunta angustiada: que havemos de fazer, irmãos? A Palavra de Deus é sempre denúncia do pecado e apelo à conversão… Na resposta, Pedro apresenta as 3 etapas que balizam o caminho da salvação: mudança de vida, o batismo, a alegria de acolher o dom do Espírito.
– A fórmula para a administração teria de ser trinitária, segundo a indicação de Jesus (cf. Mt 28,19). Pedro refere o batismo em nome de Jesus, não para pôr em causa a fórmula indicada por Jesus – em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo – mas para o distinguir de outros batismos correntes na época; também para deixar claro que este foi instituído por Jesus e nos faz pertencer a Jesus, incorporando-nos n’Ele.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Ó Deus, Pai Santo, Bom Pastor que nos conduz para as nascentes de água viva. Não Te conformas quando vês rejeitada a Tua oferta de Salvação. Por ser essa a Tua lógica… eu estou aqui; pobre pecador, mas estou aqui! Faz de mim um Teu instrumento para acordar os que estão adormecidos, para desafiar os que estão acomodados; para questionar os que estão no erro. Realize eu, assim, a minha vocação ao Amor
LEITURA I – Act 2, 14a.36-41
No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos,
ergueu a voz e falou ao povo:
«Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel
que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes».
Ouvindo isto, sentiram todos o coração trespassado
e perguntaram a Pedro e aos outros Apóstolos:
«Que havemos de fazer, irmãos?»
Pedro respondeu lhes:
«Convertei vos e peça cada um de vós o Batismo
em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados.
Recebereis então o dom do Espírito Santo,
porque a promessa desse dom é para vós,
para os vossos filhos e para quantos, de longe,
ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus».
E com muitas outras palavras os persuadia e exortava,
dizendo: «Salvai vos desta geração perversa».
Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o Batismo,
e naquele dia juntaram se aos discípulos cerca de três mil pessoas.