25º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Leitura do Livro de Isaías (Is 55,6-9)

Ideia principal: Como estão os pensamentos de Deus acima dos pensamentos dos homens!!! Urge, “voltar para Deus”, de forma a que o agir do homem sintonize com a lógica e os valores de Deus.

– Uns versículos da parte final do Deutero-Isaías (Is 40-55), que recolhe a mensagem dum profeta anónimo, profeta entre os exilados da Babilónia, a quem procura consolar. O desterro fora há 50 anos, mas há ainda quem o tenha vivido e narre aos mais novos o horror da destruição de Jerusalém, por Nabucodonosor. Todos os exilados vivem na expetativa da vingança de Jahwéh, que premiará os bons e castigará os maus.

– Contudo, não é a punição de Deus aos que haviam desterrado e humilhado o Seu Povo, que Profeta anuncia… Encerra a sua profecia com um impressionante convite à conversão e à confiança na misericórdia e no perdão de Deus. Os israelitas que assim o desejarem – muitos não o desejaram… – poderão regressar a Jerusalém. Porém, mais importante que o regresso de alguns ao seu país, é o regresso de todos a Deus.

–  Esse “voltar para Deus” – essa conversão! – implica que o homem transforme a sua mentalidade e o seu comportamento: “deixe o ímpio o seu caminho e o homem perverso os seus pensamentos” (v. 7). O que só será possível se cada um corrigir a imagem que “criou” de Deus, concebida do homem. Abandonando “esse ídolo vingador” que criou, poderá encontrar-se com o verdadeiro Deus, que o recriará.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, cujos pensamentos, cujos caminhos, estão tanto acima dos nossos quanto o céu está acima da terra… Falo por mim…. O Espírito Santo e a Tua Palavra já purificaram, a meus olhos, a Tua imagem; mas reconheço que nela há ainda traços pagãos. Senhor, saiba eu prescindir das minhas certezas, preconceitos e soberba, para confiar em Ti e nos caminhos pelos quais, pacientemente, me vais conduzindo. Amem.

LEITURA I – Is 55,6-9

Procurai o Senhor,
enquanto se pode encontrar,
invocai-O, enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho
e o homem perverso os seus pensamentos.
Converta-se ao Senhor,
que terá compaixão dele,
ao nosso Deus, que é generoso em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos,
nem os vossos caminhos são os meus
– oráculo do Senhor –.
Tanto quanto o céu está acima da terra,
assim os meus caminhos estão acima dos vossos
e acima dos vossos estão os meus pensamentos.