Leitura da Carta aos Romanos (1 Rm 16, 25-27)

Ideia principal: O projeto de salvação que Deus, que São Paulo designa por “o mistério”, se manifesta em Jesus, n’Ele se torna para toda a família humana uma realidade concreta, tangível e plena.

– Lemos os dois últimos versículos da Carta aos Romanos – escritos por Paulo, ou por um seu discípulo – são uma excelente síntese doutrina do Apóstolo. “Mistério”, vocábulo central na teologia paulina, refere-se ao plano de salvação que Deus tem para o para o mundo, revelado em Cristo, sobretudo na Sua Paixão, Morte e Ressurreição, dado a conhecer aos Apóstolos e por eles transmitido na força do Espírito Santo.

– Paulo exprime o seu fervor e deslumbramento diante do “mistério” da Salvação dos homens em Cristo Jesus. O “mistério” “estava encoberto desde os tempos eternos”, e foi agora “trazido ao conhecimento de todos os povos”. O Advento é o tempo oportuno para aprofundar a nossa fé e manifestar de novo o nosso espanto face ao “mistério de Amor” concretizado na simplicidade e no realismo de Presépio de Belém.

– O “mistério” que o Natal põe a descoberto, não é circunstancial… O que Deus nos dá agora a conhecer, a nós e aos gentios – a todos, todos, todos! – estava encoberto, mas já existia:  é o propósito eterno de Deus, a vontade eterna de Deus! “Mistério” não é o que não se sabe, mas o que Deus, gratuitamente, nos dá a saber. Por isso o louvor, a glória a Deus não são só pelo Natal… é para hoje e pelos séculos dos séculos!

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Ó Deus, diante do Presépio, contemplo deslumbrado o projeto que tens para mim e para todos os homens: enviaste-nos o Teu Filho humanado para fazeres de nós membros do Seu Corpo e nos associares à Sua herança. Glória a Ti, ó Deus! Gaste eu estes dias até ao Natal na preparação do coração para acolher Jesus, a fim de, através d’Ele, no Espírito Santo, aderir à salvação que Tu, ó Pai, me ofereces. Amem.

LEITURA II – Rom 16,25-27 

Irmãos:
Seja dada glória a Deus,
que tem o poder de vos confirmar,
segundo o Evangelho que eu proclamo,
anunciando Jesus Cristo.
Esta é a revelação do mistério
que estava encoberto desde os tempos eternos,
mas agora foi manifestado
e dado a conhecer a todos os povos
pelas escrituras dos Profetas,
segundo a ordem do Deus eterno,
dado a conhecer a todos os gentios
para que eles sejam conduzidos à obediência da fé.
A Deus, o único sábio,
por Jesus Cristo,
seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amem.