Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 10, 31-11,1)
Ideia principal: Para o discípulo, o exemplo supremo é Cristo: viveu na obediência incondicional ao Pai e fez da Sua vida um dom de amor ao serviço dos homens.
– A segunda leitura deste 6.º domingo comum, é a conclusão do ensinamento de Paulo sobre o consumo da carne dos animais sacrificados aos ídolos (cf. 1 Cor 8-10). Pode comprar-se todo o tipo de carne, ou, antes da compra, deve-se indagar sobre a sua origem, e rejeitar a que é proveniente dos templos pagãos? Se os ídolos não existem, que sentido tem renunciar à carne que lhes foi sacrificada? É o argumento de alguns…
– Paulo concorda com o argumento: se os ídolos não existem, a carne que lhes é sacrificada não é outra coisa se não carne!!! Os cristãos não devem comprometer a sua liberdade cedendo às observâncias ritualistas dos judeus. Porém, ser livre não consiste em fazer tudo o que apetece, ainda que, aquilo que apetece, seja legítimo… deve-se renunciar às coisas legítimas que escandalizem inutilmente os irmãos.
– Assim sendo, Paulo afirma, em conclusão: Tudo deve ser feito para glória de Deus, incluindo coisas rotineiras como o comer e o beber; não se deve escandalizar seja quem for, ao contrário, seja-se agradável para com todos, para poder salvar todos; esforçando-se por imitar Cristo, o Apóstolo ousa apresentar-se como modelo. Reter os imperativos: “fazei tudo para a glória de Deus” (10,31); “não deis escândalo”!
Rezar a Palavra
Deus bendito, a Palavra hoje escutada está repleta de desafios: “sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (11,1). Paulo fá-lo, não porque se ache melhor do que os outros, mas porque tem procurado, com diligência, imitar Cristo. Ó Deus, Pai Santo, concede-me a graça de não viver ao sabor dos meus interesses e projetos, mas numa entrega fiel na concretização do Teu projeto salvífico em favor dos homens. Amem.
LEITURA II – 1 Coríntios 10,31-11,1
Irmãos:
Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer coisa,
fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo
nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus.
Fazei como eu, que em tudo procuro agradar a toda a gente,
não buscando o próprio interesse, mas o de todos,
para que possam salvar-se.
Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.