17º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 1-6)

Ideia principal: Quando a vida do cristão está centrada em Deus, torna-se homem novo, mais unido e solidário com os irmãos, capaz de os suportar com amor, porque todos formam um único corpo.

– É Paulo quem o diz: “Eu, prisioneiro por causa do Senhor”… A Carta aos Efésios é, pois, uma “carta de cativeiro”: preso em Cesareia Marítima? É uma possibilidade; segundo a tradição, estaria antes no primeiro cativeiro romano (início dos anos 60), em regime de “custódia libera”, esperando ser julgado e vivendo por conta própria (cf. Act 28,16). Com o trecho lido hoje, têm início exortações relativas à vida dos cristãos.

– Paulo fala sobre as consequências de se estender aos pagãos o “chamamento” recebido de Deus, enfatizando o que se refere à virtude teologal da esperança: “há uma só esperança na vida a que fostes chamados”… (v. 4). Ou seja, há um mesmo Céu para todos, a vida eterna a que estamos destinados. Sendo assim, alcançar aquilo que esperamos – o Céu -, deve levar-nos à unidade de espírito, no mesmo Espírito.

– Os que estavam perto e os que estavam longe, mas, graças a Cristo, estão agora perto, devem viver aquelas virtudes que tornam possível a pertença a Cristo e a unidade. Antes de mais, a humilde, que dispõe e favorece o serviço aos irmãos, com mansidão e paciência, suportando-se no amor, já que, assim como há uma só esperança, há também um único Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus Pai de todos.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor, a comunidade dos Teus discípulos, não pode viver senão na unidade e na comunhão: temos o mesmo Pai (Deus), fazemos nosso o Teu projeto, prosseguimos o mesmo objetivo – fazer parte da família de Deus e encontrar a Vida em plenitude… Senhor, animado Espírito Santo, não me desvie da direção certa e seja sempre fiel à missão da Igreja: testemunhar no mundo o projeto do amor de Deus por todos. Amem.

LEITURA II – Efésios 4,1-6

Irmãos:
Eu, prisioneiro pela causa do Senhor,
recomendo-vos que vos comporteis
segundo a maneira de viver a que fostes chamados:
procedei com toda a humildade, mansidão e paciência;
suportai-vos uns aos outros com caridade;
empenhai-vos em manter a unidade de espírito
pelo vínculo da paz.
Há um só Corpo e um só Espírito,
como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo.
Há um só Deus e Pai de todos,
que está acima de todos, atua em todos
e em todos Se encontra.