18º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 17.20-24)

Ideia principal: Quem saciará a nossa fome? Aquele que aceita Jesus como o “pão” que dá vida, torna-se homem novo e isso se reflete na sua relação com Deus, com irmãos, consigo próprio e com o mundo.

– Com o trecho da Carta aos Efésios lido no passado domingo (Ef.4,1-6), Paulo deu início às exortações morais. A segunda parte da Carta prossegue hoje, pelo que continuam os conselhos práticos. “Eis o que vos digo e aconselho em nome do Senhor: Não torneis a proceder como os pagãos”… Recomenda o Apóstolo aos cristãos sempre sujeitos à tentação de voltar aos hábitos pagãos, renegando o batismo.

– Aos cristãos, aponta o princípio gerador da transformação radical que aconteceu nas suas vidas: o batizado tornou-se um “homem novo”, com a presença nele de um espírito novo. O “homem velho”, o “homem novo”… Trata-se de uma comparação muito eficaz… o antagonismo entre a vida de pecado daquele que vive de paixões enganadoras, e a vida nova da criatura renascida da água do batismo.

– O homem que já encontrou Cristo e que acolheu o seu Evangelho recebe uma luz nova, que lhe permite ver e abraçar os valores verdadeiros. Que se passa entre nós, nas nossas comunidades? Não faltarão os que procuram conciliar, nos seus comportamentos, na maneira de atuar e decidir, o “homem velho” e o “homem novo”… Quem foi iluminado por Cristo poderá aceitar compromissos com os vícios pagãos?

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor Jesus, interpelado pela Palavra que ouvi proclamar, dou-Te graças pelo batismo: imerso na água, morri para o “homem velho”; emerso da água, pelo Espírito Santo, tornei-me capaz do belo, do que é justo e verdadeiro. Nada disto e uma realidade adquirida…  vai acontecendo, fruto de uma contínua conversão… Senhor, que o meu olhar esteja focado no Teu olhar. Assim iluminado, viva na Tua Luz! Amem.

LEITURA II – Efésios 4,17.20-24

Irmãos:
Eis o que vos digo e aconselho em nome do Senhor:
Não torneis a proceder como os pagãos,
que vivem na futilidade dos seus pensamentos.
Não foi assim que aprendestes a conhecer a Cristo,
se é que d’Ele ouvistes pregar e sobre Ele fostes instruídos,
conforme a verdade que está em Jesus.
É necessário abandonar a vida de outrora
e pôr de parte o homem velho,
corrompido por desejos enganadores.
Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência
e revesti-vos do homem novo, criado á imagem de Deus
na justiça e santidade verdadeiras.