19º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 4,30-5,2)

Ideia principal: O catálogo dos vícios é incompatível com o catálogo das virtudes… a escolha é óbvia para quem adere a Jesus, o “pão” da vida. “Rasga” o catálogo dos vícios, vive no amor alinhado com Cristo.

– É o 5º domingo em que a segunda leitura é respigada da Carta aos cristãos de Éfeso, grande metrópole onde Paulo permaneceu por mais de 2 anos no decurso da sua 3ª viagem. Apesar da grande proximidade do Apóstolo com os efésios, a carta é algo impessoal. Uma explicação possível… Terminada a etapa da Ásia Menor, ao voltar-se para o Ocidente, Paulo quer apresentar o essencial da sua teologia, nomeadamente o que se refere ao “mistério” – o projeto salvífico de Deus, por séculos oculto, e revelado em Jesus.

– Continuamos na “exortação aos batizados” (4,1 a 6,20), um texto parenético, exortando os cristãos a perseverar na conversão moral exigida a pagãos que deixaram de o ser; o Batismo fez deles “homens novos” que, como batizados, devem viver o seu compromisso com Cristo. Paulo enumera algumas regras…

– Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência… para que possa manifestar-se na vossa vida cristã a vida Trinitária. Na verdade, o Batismo estabelece relações vitais com Deus, e pessoais com cada uma das Pessoas Divinas que Paulo menciona claramente: não contristeis o Espírito Santo; perdoai como Deus também vos perdoou; caminhai na caridade a exemplo de Cristo.

Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Senhor Jesus, pelo batismo assumi conTigo um compromisso para a vida! Há comportamentos e atitudes incompatíveis com a Vida nova do Espírito. Uns mais que outros, assomam por vezes no meu coração… a irritação, a maledicência… Com a Tua ajuda, há virtudes que quero aperfeiçoar: a bondade, a compaixão e o perdão. Alcança-me, Jesus, a graça da perspicácia e da fortaleza, próprias do homem novo. Amem.

LEITURA II – Efésios 4,30-5,2

Irmãos:
Não contristeis o Espírito Santo de Deus,
que vos assinalou para o dia da redenção.
Seja eliminado do meio de vós
tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência
e toda a espécie de maldade.
Sede bondosos e compassivos uns para com os outros
e perdoai-vos mutuamente,
como Deus também vos perdoou em Cristo.
Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados.
Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo,
que nos amou e Se entregou por nós,
oferecendo-Se como vítima agradável a Deus.